Cada bebê é único e seu tratamento também precisa ser individualizado. A conduta ideal do tipo e grau de assimetria, da idade do bebê, como ele responde às primeiras tentativas de reposicionamento, se ele tem uma importante preferência de virar a cabeça para um dos lados, se tem um torcicolo congênito, se tem algumas outra condição de hipotonia ou que leve a longos períodos de apoio ou inatividade. Tudo isso precisa ser levado em conta pelo médico que está conduzindo o tratamento para identificar quem precisa de qual alternativa de tratamento.
Vamos sempre do “menos" para o “mais”. Todas as vezes em que for possível corrigir a assimetria com manobras simples de reposicionamento, isso deve ser tentado primeiro.
Associar a fisioterapia, especialmente nos casos em que há torcicolo congênito ou outras questões posturais é importantíssimo.
Mais importante ainda é verificar como cada bebê responde à terapia proposta. Fazemos isso de forma muito objetiva através do escaneamento tridimensional a laser, medindo com precisão a evolução caso a caso.
Quando as manobras de reposicionamento e a fisioterapia não forem suficientes para corrigir a assimetria, passamos a considerar o uso da órtese craniana. O momento de decidir por esse caminho depende de vários fatores como mencionado acima e é o médico especialista que vai avaliar isso, discutindo sempre a proposta terapêutica com a família. Quanto mais severa a assimetria, mais cedo é preciso pensar na órtese. Nas assimetrias mais leves podemos insistir mais tempo no reposicionamento, mas essa opção passa a ser ineficiente após o final do quinto mês de vida. Por outro lado, um bebê com assimetria craniana severa pode ter indicação de uso do capacetinho já aos 3 meses de vida.
Portanto tire suas dúvidas, discuta, insista com seu médico até entender isso direitinho, pois a janela de tratamento é muito curta.
Todas as opções de tratamento para as assimetrias cranianas posicionais como a plagiocefalia, braquicefalia, braquicefalia assimétrica e escafocelia estão disponíveis na Clínica Heads.
Temos também fisioterapeutas especializados no torcicolo congênito, prevenção das assimetrias cranianas e no reposicionamento.
Para mais informações acesse: