💡 Assimetria Craniana pode ser corrigida só com fisioterapia? 🤔
Muitos pais se perguntam se apenas a fisioterapia é suficiente para corrigir a plagiocefalia (assimetria no crânio do bebê).
A resposta depende do grau da assimetria e da idade do bebê, além de alguns fatores adicionais! 👶💛
🩺 Quando a fisioterapia pode ajudar?
A fisioterapia é essencial quando há torcicolo congênito (dificuldade do bebê em virar a cabeça para um dos lados) ou desequilíbrio muscular, pois esses fatores contribuem para a assimetria craniana. Com exercícios específicos, é possível melhorar a mobilidade do pescoço e aliviar a pressão sobre uma única região do crânio.
Ou seja, a fisioterapia facilita o reposicionamento, que é a primeira medida a ser adotada para tentar corrigir a assimetria.
⚠️ Mas atenção!
Nos casos de plagiocefalia leve, a fisioterapia associada a mudanças posturais pode trazer bons resultados e é suficiente para corrigir a assimetria em muitos bebês. No entanto, em assimetrias moderadas a severas, muitas vezes essa modalidade terapêutica é insuficiente e o uso da órtese craniana (capacete) é recomendado para corrigir o formato do crânio de maneira mais eficaz, especialmente nos casos em que o reposicionamento feito por algum tempo não trouxe melhora suficiente.
📢 O diagnóstico precoce faz toda a diferença e a definição de qual terapêutica deve ser adotada para cada caso é do médico junto com a família!
Consulte sempre um médico especializado no assunto para um diagnóstico preciso e para não errar na estratégia.
📍 Clínica Heads | Clínica Médica especializada em Assimetrias Cranianas
www.clinicaheads.com.br
Médico Responsável
Dr. Gerd Schreen
CRM-SP 87.116