Meu filho foi diagnosticado com braquicefalia. E agora?
Receber o diagnóstico de uma assimetria craniana no seu bebê pode gerar muitas dúvidas e preocupação. Mas calma! Na Clínica Heads, estamos aqui para te guiar em cada passo.
A braquicefalia é um tipo comum de assimetria craniana em bebês, caracterizada por um achatamento na parte de trás da cabeça, o que a deixa com um aspecto mais largo e curto. É diferente da plagiocefalia, onde o achatamento é lateral.
Na maioria dos casos, a braquicefalia posicional é causada pela pressão constante na parte de trás da cabeça do bebê nos primeiros 3 meses de vida. Isso ocorre principalmente porque os bebês passam muito tempo deitados de costas nessa fase, seja dormindo ou em cadeirinhas/bebê-conforto. Os ossos do crânio são muito maleáveis nos primeiros meses de vida e cabeça cresce muito rápido. Essa combinação de fatores favorece o surgimento da braquicefalia.
Na clinica Heads, o diagnóstico é feito por meio de uma avaliação clínica detalhada por um médico com auxílio de equipamentos de escaneamento 3D (sem radiação), que medem com precisão a assimetria e a sua gravidade. É um processo rápido e seguro para o bebê que permite ao médico entender em detalhes a necessidade de tratamento para cada bebê!
Em casos moderados a graves, ou quando as medidas posturais não são suficientes, o tratamento com a órtese craniana (o capacetinho) pode ser indicado. Ela suavemente redireciona o crescimento da cabeça para as áreas achatadas, moldando o crânio de forma simétrica e proporcional.
Nossa equipe multidisciplinar é especializada em assimetrias cranianas.
* Avaliação precisa.
* Orientação sobre medidas posturais.
* Aquisição de órteses cranianas sob medida para cada caso.
* Acompanhamento rigoroso da evolução e do desenvolvimento do bebê.
Na dúvida, marque uma avaliação. Temos unidades em todo Brasil!
www.clinicaheads.com.br
Médico Responsável
Dr. Gerd Schreen
CRM-SP 87.116