Identifique os graus de assimetrias cranianas

⁉️Você sabia que diversos estudos mostram que de 12 a 40% dos bebês nascem com algum tipo de assimetria craniana?

👉🏼Outra boa parcela desenvolve a assimetria após o nascimento.

😲A maior parte desses bebês conseguem reverter a assimetria apenas com reposicionamento ou exercícios de fisioterapia, se detectada precocemente.

Apenas uma parcela desses necessitará de tratamento com órtese.

🪖O capacetinho é indicado nos casos de assimetrias significativas, especialmente as que não melhoram até os 5-6 meses de idade através do reposicionamento.

Casos severos podem ter indicação já aos 3-4 meses de vida.

‼️Consideramos uma assimetria importante aquela que é facilmente evidenciada, mas é preciso medir com precisão a cabecinha do bebê para classificá-lo adequadamente.

👶🏻Quando o bebê é diagnosticado com plagiocefalia, após descartada cranioestenose, é essencial agir logo através de exercícios, mudanças de decúbito e até mesmo fisioterapia específica.

🩺🥼O médico especialista deve acompanhar a evolução do formato, definindo sempre a estratégia mais adequada para cada bebê.

📲Se tiver dúvidas, entre em contato conosco.

Na Clínica Heads, além do tratamento com a órtese craniana, contamos com uma equipe de fisioterapeutas especializados no tratamento das assimetrias cranianas posicionais desde o reposicionamento, a orientação postural, a fisioterapia motora e tratamento do torcicolo congênito. Tudo num só lugar com interação entre esses profissionais e o médico especialista.

Médico Responsável

Dr. Gerd Schreen

CRM-SP 87.116

Deixe um comentário